Os diferenciais da iluminação em supermercados

Publicado por em 11/08/2021 - 6h20

Muito mais do que um local apenas para fazer compras, os supermercados têm adotado o conceito de “espaço de estar”, tornando-se um ambiente agradável para trabalhar, fazer refeições e até mesmo reunir amigos. Atualmente, gôndolas de compras dividem espaço com coworking, restaurante, adega, padaria e confeitaria.

 

Para acompanhar este conceito, o projeto luminotécnico tem oferecido características que proporcionam aconchego e bem-estar, sem deixar de oferecer soluções de iluminação mais eficientes e modernas com o intuito de reduzir os custos energéticos e proporcionar uma agradável experiência de compra para os clientes.

 

Os benefícios da iluminação em alimentos frescos

O aumento pela busca por uma alimentação saudável tem movimentado o setor do varejo de maneira positiva. Para a seção de alimentos frescos como frutas, legumes, peixes e carnes é necessário enfatizar a qualidade dos produtos expostos.

 

Frutas e vegetais, por exemplo, necessitam de fontes de luz que apresentem temperatura de cor quente com alto índice de reprodução de cor (IRC acima de 90). Dessa forma, é possível valorizar toda a gama de cores presentes nestes alimentos. Já para atrair a atenção dos compradores para a sessão dos peixes, é necessário realçar seu frescor com temperatura de cor fria, sempre mantendo um elevado índice de reprodução de cor (IRC).

 

Além de realçar as cores e frescor dos alimentos, as luminárias em LED também proporcionam outros benefícios como uma menor geração de calor se comparado às antigas lâmpadas halógenas. Com isso, os alimentos se mantêm frescos por mais tempo, além da redução significativa do consumo de energia, colaborando com um menor custo operacional.


Imagem retirada da revista digital licht.wissen06

 

Destaque de prateleiras e gôndolas

Direcionar o olhar dos compradores para os produtos expostos é uma das funções de um bom projeto de luminotécnica.

 


Imagem retirada da revista digital licht.wissen06

Na iluminação das prateleiras, a distância entre a fonte de luz e os produtos deve ser em torno de um terço de altura do espaço. Para realçar os produtos são utilizadas luminárias com ângulo de abertura de facho variável, de acordo com o efeito pretendido e o destaque e uniformidade propostos no projeto. Já para as zonas periféricas, é recomendada iluminação de caráter geral, que valorize os produtos em promoção, usualmente localizados nesta área.

 

Outra opção é a utilização de projetores direcionáveis. Segundo o Prof. A. C. Mingrone, a luz se efetiva basicamente pelo seu lançamento nos planos verticais das gôndolas e sua reflexão já é quase suficiente para o trânsito dos clientes ao longo do corredor. “Isso racionaliza demais a iluminação, cria um jogo de luz e sombra e quebra a monotonia clássica com luz sempre uniforme”, completa.