Porto Atlântico: virtuoso multiúso portuário

Publicado por em 17/10/2018 - 3h02

(Este texto foi publicado originalmente na Revista Parágrafo)

Localizado em ponto estratégico na cidade do Rio de Janeiro (RJ), o empreendimento Porto Atlântico, integra o projeto Porto Maravilha, que traz um novo conceito de revitalização para a área portuária da Cidade, promovendo sua reconstituição e modernização. O Complexo Porto Atlântico ocupa dois terrenos de aproximadamente 16 mil e 12 mil m² divididos em Porto Atlântico Leste e Porto Atlântico Oeste, separados por uma das principais vias da região, a avenida Professor Pereira Reis, no bairro do Santo Cristo. O Porto Atlântico Leste, possui uma extensa frente para a Rua Equador que será uma das principais vias do Porto Maravilha, conhecida como a via do Binário. O empreendimento está situado a apenas dois quilômetros do Aeroporto Santos Dumont e a 11 quilômetros do Aeroporto Internacional Tom Jobim.

Lançado em março 2013 pela Odebrecht Realizações Imobiliárias (OR), o Complexo Porto Atlântico, tem contribuído para impulsionar a área como novo polo de crescimento.Desenvolvido em parceria com a Performance Empreendimentos Imobiliários, estão reunidos em um único espaço edificações corporativas, comerciais, hoteleiras e lojas. Com Valor Geral de Vendas (VGV) de R$ 1,7 bilhão, o Complexo Porto Atlântico é composto por sete torres e um espaço integrado com lojas em seu entorno. O empreendimento tem a pré-certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) para as salas comerciais e a torre corporativa do Porto Atlântico Leste, que atesta os critérios de sustentabilidade aplicados e executados na concepção do projeto, durante a construção e após a entrega. Concedida pelo Green Building Council, a certificação prevê a adoção de medidas construtivas que buscam eficiência no uso de recursos, com foco na redução dos impactos socioambientais.

Além disso, o complexo contempla captação e reutilização de águas pluviais, sensores de presença ligados à iluminação das áreas comuns, central de coleta de lixo seletiva, estação de tratamento de esgoto, vidros de alto desempenho termoacústico, previsão de medidores de consumo individuais, reaproveitamento de águas cinzas, bicicletários com vestiários para usuários do condomínio, louças e metais sanitários economizadores de água, redução de poluição nas atividades de construção, controle de qualidade do ar interno e fachada projetada para maximizar o aproveitamento de luz natural.

O empreendimento foi beneficiado pelos projetos de intervenções da Parceria Público-Privada que tem promovido a revitalização da região, como a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos, a construção de novos acessos viários, novos túneis e viadutos, além da implantação de ciclovias.

O Porto Atlântico possui em seu entorno equipamentos culturais emblemáticos, como o Museu de Arte do Rio (MAR) e o Museu do Amanhã, assinado pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava.

Em sua arquitetura destacam-se como objetos de intervenção, sob o ponto de vista da iluminação, especialmente, a área externa que compõe o térreo das edificações e comparece com um projeto paisagístico de excepcional significância. Neste empreendimento, o projeto de luminotécnica implantou novos sistemas de iluminação artificial interior e exterior de todo o local.

“Este foi um trabalho complexo, não somente pe la grande variedade de formas e de tratamento arquitetônico dos ambientes, mas também pelas distintas exigências requeridas pela iluminação para as diferentes áreas que compõem os edifícios integrantes deste complexo, assim como seus espaços exteriores” completa, Antonio Carlos Mingrone, diretor da empresa idealizadora deste projeto luminotécnico, a Mingrone Iluminação.

Porto Atlântico Leste

O Porto Atlântico Leste possui uma torre desenvolvida para abrigar empresas de padrão internacional em amplos espaços para escritórios padrão Triple A; uma torre hoteleira com pavimentos divididos, metade para a bandeira Ibis, metade para a bandeira Novotel; e outro edifício com 330 salas comerciais de 27 a 36 metros quadrados, também de alto padrão; além de um mall com 50 lojas em um espaço integrado, destinado a atender a todo o complexo, com lojas de 37 a 218 metros quadrados.

Porto Atlântico Oeste

O Edifício Odebrecht Rio de Janeiro, localizado na Avenida Cidade de Lima, integra o Porto Atlântico Oeste e é um empreendimento padrão Triple A, com lobby com pé direito triplo, fachadas com vidros de alto desempenho termoacústico, ar condicionado central, pé direito livre de 2,80m, com previsão para piso elevado de 15cm, elevadores com antecipação de chamada, sendo um pressurizado e integrado ao sistema de emergência, entre outros itens, características que lhe garantem a pré-certificação ao selo LEED nível Silver. A estrutura do edifício abrange lojas no térreo, com acesso para o público, estacionamento com 200 vagas operado por uma empresa especializada, bicicletário com vestiários, além de restaurante destinado aos integrantes e área de convivência com salas de reunião, café e terraço, localizados na cobertura. O terreno possui 3.450 metros quadrados, onze pavimentos com aproximadamente 1.100 metros quadrados de área privativa e pavimento de convivência, totalizando 75 metros de altura e com estimativa de ocupação de até mil e seiscentos funcionários. As obras do Edifício Odebrecht Rio de Janeiro foram iniciadas em 2014 e a entrega da torre ocorreu em 2016. O Porto Atlântico Oeste reúne um conjunto de outros dois prédios com aproximadamente 66 mil metros quadrados de amplos espaços para escritórios, todos com padrão Triple A, com um heliponto em uma de suas torres, aprovado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). “Tratavam-se de dois Hotéis, com significados distintos de operação, que requereram, então, tratamentos criativos, no sentido de obter a atratividade devida e conforto requerido pelos hóspedes. Tudo em acordo com a rede operadora.”