Igreja Nossa Senhora da Consolação

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Igreja da Consolação, em São Paulo, tem iluminação do presbitério renovada

O nosso titular, Antonio Carlos Mingrone, tem um carinho especial pelo projeto luminotécnico da Igreja Nossa Senhora da Consolação, em São Paulo. Ao ter um problema de saúde há alguns anos, a comunidade colocou seu nome em oração nas missas diárias para interceder por sua rápida recuperação. Grato pelo gesto, Mingrone decidiu doar não apenas o seu projeto de iluminação para o espaço, mas também os equipamentos. Nessa tarefa, contou com o auxílio da empresa Interlight, que forneceu o projeto Sirius para a área do presbitério. No vídeo, você conhece toda a história do projeto e consegue ver a intervenção feita na área do altar.

Nova Sede Localiza, revista L + D

Capa Clínica, Lume Arquitetura

Sede Localiza: a luz como quarta dimensão do espaço

Texto: Valentina Figuerola, publicado originalmente na revista L + D | Fotos: Jomar Bragança

O edifício sede da Localiza, rede de aluguel de carros, na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, tem sua volumetria marcada por três terraços-jardim formados por recuos na fachada do prédio, projetado pela Botti Rubin Arquitetos. Harmonicamente incorporadas à construção, essas áreas perimetrais aterraçadas enriquecem o prisma de vidro com o verde, que também é abundante na praça de convivência arborizada de 4 mil metros quadrados, uma “gentileza urbana” à capital mineira. O open space, outro conceito privilegiado na sede, foi explorado pelo escritório Morence Arquitetura + Design, responsável pela arquitetura de interiores, e iluminado pelo escritório Mingrone Iluminação, por meio de soluções que reforçam a ideia de abertura e integração espaciais.

Antônio Carlos Mingrone, titular da Mingrone Iluminação, conta que todas as fontes de luz internas possuem temperatura de cor única, para promover a unidade arquitetônica do edifício à noite. Quando o sol se põe, as fachadas se revelam de forma elegante e harmônica com o entorno, graças ao predomínio de fontes de luz com 4.000 K, definida para valorizar a cor verde presente na arquitetura de interiores. “Apenas nas áreas de paisagismo é que foi adotada a temperatura de 3.000 K”, diz Mingrone.

No lobby de pé-direito duplo, a ortogonalidade é rompida pela escada helicoidal que conduz ao mezanino e remete à natureza com sua forma orgânica. No forro e na parede revestidos com telhas metálicas verdes, destacam-se três elementos luminosos lineares com 1,53 metro de comprimento cada. Já as circulações e o hall de elevadores do lobby são iluminados por cornijas e sancas interconectáveis.

A linguagem do projeto de iluminação está baseada em soluções lineares como sancas e cornijas luminosas. Mingrone explica que, embora o edifício não tenha buscado a certificação LEED, as marcas de desempenho da ordem de 4,97 W/m 2 , uma baixíssima densidade de potência de iluminação, o qualificariam para tanto. “A proposta toda em LED dimerizável e automatizada com o protocolo DALI não era tão difundida em 2015, quando o projeto foi criado”, esclarece. Nas áreas reservadas ao staff, o projeto seguiu o conceito open space visando promover uma dinâmica de trabalho integrada e flexível que favorecesse o contato e a sinergia entre equipes. As mesas perpendiculares à janela fazem com que a luz natural penetre no ambiente sem gerar sombras. A luz artificial é proveniente de “pequenos tetos luminosos”, maneira como o designer se refere às luminárias de LED com difusores de acrílico com transmitância de 80% que assumem as dimensões das placas do forro modulado. “Nas áreas do staff, quanto mais próximo ao core do edifício e mais distante da janela, maior é o suplemento de iluminação artificial adotado para compensar a escassez de luz natural. Os sensores de luminosidade também entram em ação para prover um nível maior de luz artificial quando as persianas se fecham para proteger os usuários de ofuscamento da radiação solar direta”, explica Mingrone.

Na sala do Conselho, a luz direcionada à mesa de reuniões vem dos pequenos projetores inseridos em um rasgo que assume, internamente, a cor verde, criada por sistema RGB ligado no sistema de automação. A iluminação geral, difusa e indireta, é proveniente da cornija, por meio de fitas de LED fixadas em perfis metálicos, para contribuir com a dissipação do calor. Um sistema de lona tensionada linear de 60 centímetros de largura foi usada na sala de reuniões sobre a mesa.

Na sala da Presidência, a composição cromática neutra e a sala de estar aconchegante proporcionam um clima intimista. A iluminação geral e direcionada ao mobiliário e às mesas de reuniões é oriunda de dois rasgos luminosos, um sistema composto de uma calha metálica em que estão embutidos luminárias e módulos cegos com lente de policarbonato difusa rotossimétrica. Já na sala de apoio da Presidência, as estações de trabalho recebem a luz de luminárias lineares de embutir com difusor de acrílico translúcido, em módulos de 2,85 metros.

Um dos espaços que mais impôs desafios ao projeto de iluminação foi o refeitório de pé-direito duplo, já que os equipamentos de iluminação no teto deveriam ser discretos, interferindo o mínimo possível na arquitetura de interiores. Foram especificados dois rasgos luminosos com canais metálicos pretos embutidos no forro equipados com lâmpadas de LED pontuais e lente de policarbonato de óptica tipo dark.

Outro espaço que estabeleceu um desafio para o projeto de iluminação foi o auditório, sobretudo na obtenção de uma luz uniforme e adequada ao espaço de pé-direito duplo. Mingrone conta que houve um dimensionamento técnico rigoroso, com vários ensaios por computador, para determinar a altura correta das réguas de LED instaladas em perfis metálicos com difusor translúcido.

“No auditório, tudo foi calculado para que a luz se distribuísse de maneira uniforme e também para que o equipamento de iluminação não fosse facilmente visualizado pela plateia. A distribuição dessas luminárias cria um desenho randômico interessante”, esclarece. Suave e difusa, a luz de fundo é proporcionada pelas cornijas com as mesmas luminárias lineares do restante do auditório, mas paralelas à parede, a uma curta distância, banhando a superfície de luz.

NOVA SEDE DA LOCALIZA

Belo Horizonte, Brasil

Projeto de iluminação: Mingrone Iluminação

Antônio Carlos Mingrone (arquiteto titular)

Marina Cesar e Rafael Sanches (colaboradores)

Projeto de arquitetura: Botti Rubin Alberto Botti e Marc Rubin (arquitetos titulares)

Projeto de arquitetura de interiores: Morence Arquitetura + Design João Carlos Moreira Filho (arquiteto titular)

Projeto de paisagismo: Yapó Orsini Luis Carlos Orsini (arquiteto titular)

Fornecedores: Bergheli/Aureon, Embraluz, Castaldi (Eurolighting), Guarilux, Homelight, Lightsource, Lumini, LG Lighting/MHS Iluminação, Omega, Flos (Onlight), Osram, Osvaldo Matos, Philips, PowerLume, Revoluz, Tensoflex

Porto Atlântico: virtuoso multiúso portuário

(Este texto foi publicado originalmente na Revista Parágrafo)

Localizado em ponto estratégico na cidade do Rio de Janeiro (RJ), o empreendimento Porto Atlântico, integra o projeto Porto Maravilha, que traz um novo conceito de revitalização para a área portuária da Cidade, promovendo sua reconstituição e modernização. O Complexo Porto Atlântico ocupa dois terrenos de aproximadamente 16 mil e 12 mil m² divididos em Porto Atlântico Leste e Porto Atlântico Oeste, separados por uma das principais vias da região, a avenida Professor Pereira Reis, no bairro do Santo Cristo. O Porto Atlântico Leste, possui uma extensa frente para a Rua Equador que será uma das principais vias do Porto Maravilha, conhecida como a via do Binário. O empreendimento está situado a apenas dois quilômetros do Aeroporto Santos Dumont e a 11 quilômetros do Aeroporto Internacional Tom Jobim.

Lançado em março 2013 pela Odebrecht Realizações Imobiliárias (OR), o Complexo Porto Atlântico, tem contribuído para impulsionar a área como novo polo de crescimento.Desenvolvido em parceria com a Performance Empreendimentos Imobiliários, estão reunidos em um único espaço edificações corporativas, comerciais, hoteleiras e lojas. Com Valor Geral de Vendas (VGV) de R$ 1,7 bilhão, o Complexo Porto Atlântico é composto por sete torres e um espaço integrado com lojas em seu entorno. O empreendimento tem a pré-certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) para as salas comerciais e a torre corporativa do Porto Atlântico Leste, que atesta os critérios de sustentabilidade aplicados e executados na concepção do projeto, durante a construção e após a entrega. Concedida pelo Green Building Council, a certificação prevê a adoção de medidas construtivas que buscam eficiência no uso de recursos, com foco na redução dos impactos socioambientais.

Além disso, o complexo contempla captação e reutilização de águas pluviais, sensores de presença ligados à iluminação das áreas comuns, central de coleta de lixo seletiva, estação de tratamento de esgoto, vidros de alto desempenho termoacústico, previsão de medidores de consumo individuais, reaproveitamento de águas cinzas, bicicletários com vestiários para usuários do condomínio, louças e metais sanitários economizadores de água, redução de poluição nas atividades de construção, controle de qualidade do ar interno e fachada projetada para maximizar o aproveitamento de luz natural.

O empreendimento foi beneficiado pelos projetos de intervenções da Parceria Público-Privada que tem promovido a revitalização da região, como a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos, a construção de novos acessos viários, novos túneis e viadutos, além da implantação de ciclovias.

O Porto Atlântico possui em seu entorno equipamentos culturais emblemáticos, como o Museu de Arte do Rio (MAR) e o Museu do Amanhã, assinado pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava.

Em sua arquitetura destacam-se como objetos de intervenção, sob o ponto de vista da iluminação, especialmente, a área externa que compõe o térreo das edificações e comparece com um projeto paisagístico de excepcional significância. Neste empreendimento, o projeto de luminotécnica implantou novos sistemas de iluminação artificial interior e exterior de todo o local.

“Este foi um trabalho complexo, não somente pe la grande variedade de formas e de tratamento arquitetônico dos ambientes, mas também pelas distintas exigências requeridas pela iluminação para as diferentes áreas que compõem os edifícios integrantes deste complexo, assim como seus espaços exteriores” completa, Antonio Carlos Mingrone, diretor da empresa idealizadora deste projeto luminotécnico, a Mingrone Iluminação.

Porto Atlântico Leste

O Porto Atlântico Leste possui uma torre desenvolvida para abrigar empresas de padrão internacional em amplos espaços para escritórios padrão Triple A; uma torre hoteleira com pavimentos divididos, metade para a bandeira Ibis, metade para a bandeira Novotel; e outro edifício com 330 salas comerciais de 27 a 36 metros quadrados, também de alto padrão; além de um mall com 50 lojas em um espaço integrado, destinado a atender a todo o complexo, com lojas de 37 a 218 metros quadrados.

Porto Atlântico Oeste

O Edifício Odebrecht Rio de Janeiro, localizado na Avenida Cidade de Lima, integra o Porto Atlântico Oeste e é um empreendimento padrão Triple A, com lobby com pé direito triplo, fachadas com vidros de alto desempenho termoacústico, ar condicionado central, pé direito livre de 2,80m, com previsão para piso elevado de 15cm, elevadores com antecipação de chamada, sendo um pressurizado e integrado ao sistema de emergência, entre outros itens, características que lhe garantem a pré-certificação ao selo LEED nível Silver. A estrutura do edifício abrange lojas no térreo, com acesso para o público, estacionamento com 200 vagas operado por uma empresa especializada, bicicletário com vestiários, além de restaurante destinado aos integrantes e área de convivência com salas de reunião, café e terraço, localizados na cobertura. O terreno possui 3.450 metros quadrados, onze pavimentos com aproximadamente 1.100 metros quadrados de área privativa e pavimento de convivência, totalizando 75 metros de altura e com estimativa de ocupação de até mil e seiscentos funcionários. As obras do Edifício Odebrecht Rio de Janeiro foram iniciadas em 2014 e a entrega da torre ocorreu em 2016. O Porto Atlântico Oeste reúne um conjunto de outros dois prédios com aproximadamente 66 mil metros quadrados de amplos espaços para escritórios, todos com padrão Triple A, com um heliponto em uma de suas torres, aprovado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). “Tratavam-se de dois Hotéis, com significados distintos de operação, que requereram, então, tratamentos criativos, no sentido de obter a atratividade devida e conforto requerido pelos hóspedes. Tudo em acordo com a rede operadora.”

Novotel Itu

Visual Merchandising e Iluminação foram tema do Backstage do Varejo

O dia, hoje, foi pautado pelo Visual Merchandising e Iluminação. O nosso titular, Antonio Carlos Mingrone, foi o primeiro palestrante do 27ª edição do Backstage do Varejo (como contamos aqui), que teve a sua abertura feita por Akira Nagata, presidente da ABIESV (Associação Brasileira Da Indústria de Equipamentos e Serviços para o Varejo).

Na palestra intitulada Como a luz vem transformando os espaços de venda”, o professor Mingrone abordou a importância de um projeto de luminotécnica dentro do universo do varejo. Ele trouxe premissas que norteiam os projetos da Mingrone Iluminação. A primeira delas é pensar em um projeto de luminotécnica com Foco no Cliente, isto é, a preocupação em criar uma atmosfera confortável e de bem-estar, que estimule a compra, valorize produtos (sem ofuscar o cliente), mantenha uma fidelidade de reprodução de cor e atenue eventuais imperfeições (uma ótima solução para provadores, por exemplo). A segunda é a flexibilidade, que significa a criação de diversas ambiências capazes de ressaltar os produtos, convidar e manter o cliente na loja e criar uma atmosfera agradável e confortável. Já a terceira é a sustentabilidade, ou seja, criar mecanismos para a economia energética e de manutenção, investindo na tecnologia LED, sistemas de automação e a sensores que conciliem a necessidade de luz artificial.

Mingrone também tratou de algumas tendências em projetos de arquitetura e iluminação, como a busca da redução de custos, a criação de experiências de compras cada vez mais impactantes e a maior interação com os clientes.

A apresentação do professor Mingrone foi seguida de uma mesa redonda com Carolina dos Santos Rodrigues de Melo, responsável pelo setor de Visual Merchandising junto ao Departamento de Franchising da Morena Rosa; Milton Bueno, gerente de Visual Merchandising da Alô Bebê; Rogério Pacheco da Cunha Cruzatto, gerente de Visual Merchandising do Conceito & Store Design do Grupo de Lojas Marisa; e Ariane Cristine Diniz, gerente geral de Visual Merchandising do Grupo Riachuelo. A mediação foi feita por Sonia Paloschi.

Os palestrantes internacionais tomaram o palco na sequência. A primeira foi Marjorie Lee, professora de VM do Lim Institute em Nova Iorque, formada pela Universidade do Texas e pelo FIT (Fashion Institute of Technology), com o tema “A Influência da Arte & Fashion no Visual Merchandising”.

O americano Eric Feigenbaum, conselheiro editorial e diretor da New York Magazine, diretor de Workshops da WindowsWear, e presidente da Associação de Visual Merchandisiers, trouxe o tema “O design é o desejo”. A discussão sobre a experiência de compra e a conveniência das lojas no século 21 arremataram a manhã de palestras.

Antonio Carlos Mingrone é um dos palestrantes do Backstage do Varejo

 

Promovido anualmente pela ABIESV (Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos e Serviços para o Varejo), a vigésima sétima edição do Backstage do Varejo terá como tema “Visual Merchandising e Iluminação” e acontecerá na próxima quarta-feira, dia 26 de setembro, das 8h às 13h no Auditório FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado – rua Alagoas, 903 – portaria G1).

Nosso titular, Antonio Carlos Mingrone, abrirá a manhã de palestras com o tema do lighting design no espaço de vendas. Além de ressaltar a importância de bom projeto de iluminação, Mingrone trará cases e falará sobre tendências.

O evento conta também com palestrantes internacionais. É o caso de Marjorie Lee, professora de VM do Lim Institute em Nova Iorque, formada pela Universidade do Texas e pelo FIT (Fashion Institute of Technology), que falará sobre “A Influência da Arte & Fashion no Visual Merchandising”; e Eric Feigenbaum, conselheiro editorial e diretor da New York Magazine, diretor de Workshops da WindowsWear, e presidente da Associação de Visual Merchandisiers, que palestrará sobre “O design é o desejo”.

27º Backstage do Varejo – Visual Merchandising e Iluminação

Quando: 26 de setembro, das 8h00 às 13h00

Onde: Auditório FAAP – rua Alagoas, 903 – portaria G1 (SP/SP)

Inscrições gratuitas pelo email: secretaria@abiesv.org.br

 

Supermercado Estância São Roque

Mingrone Iluminação no LEDForum: destaques do evento

Nos dias 23 e 24 de agosto, aconteceu em São Paulo a 9ª edição do LEDForum, organizado pela revista especializada L + D. A equipe da Mingrone Iluminação participou do evento nos dois dias para conferir as novidades dos fornecedores e as palestras dos profissionais convidados. Confira abaixo algumas fotos da nossa visita ao evento!

Antonio Carlos Mingrone participa do Sibrace com palestra sobre iluminação de shopping centers

Nosso tilular, Antonio Carlos Mingrone, participou hoje da primeira edição do SIBRACE – Simpósio Brasileiro de Arquitetura de Shopping Centers, que ocorreu no centro de São Paulo. Mingrone finalizou o evento apresentando a palestra “Iluminação de shopping centers: um olhar para o futuro”, em que explicou a importância de um projeto luminotécnico bem feito e dividiu com os convidados suas realizações pela Mingrone Iluminação.

O Simpósio marcou o lançamento do livro dos arquitetos André Sá e Francisco Mota, “Um diálogo com a arquitetura de Shopping Centers“. Além da dupla, profissionais como o paisagista Sérgio Santana e o arquiteto Anderson Scriboni também fizeram apresentações durante o dia. O evento foi organizado pela VJ Editora. Veja abaixo algumas fotos do encontro.

Antonio Carlos Mingrone participará do SIBRACE

O nosso titular e fundador, Antonio Carlos Mingrone, é o nome da iluminação no SIBRACE — o Primeiro Simpósio Brasileiro de Arquitetura de Shopping Centers. Com o tema “Iluminação de Shopping Centers: um olhar para o futuro”, Mingrone fará uma apresentação sobre as tendências e os novos rumos do lighting design ilustrados pelos aclamados projetos realizados na área pela Mingrone Iluminação. O escritório assina o lighting design de edifícios da rede Iguatemi (podemos citar o próprio Iguatemi SP, JK Iguatemi, Iguatemi Campinas, entre outros), da rede Multiplan e muitos outros pelo Brasil.

O evento marca o lançamento do livro da dupla André Sá e Francisco Mota, “Um diálogo com a arquitetura de Shopping Centers”. Ao lado dos dois, a Mingrone Iluminação assinou o projeto luminotécnico do RioMar Fortaleza. O evento é realizado pela VJ Editora, que assina a publicação.

Veja a programação completa de palestras no site oficial do Simpósio. Aproveite e navegue também pelos projetos de luminotécnica de Varejo.

Lounge da Mingrone Iluminação na FIPAN 2018

De 24 a 27 de julho, a Mingrone Iluminação participou da FIPAN, a maior feira do setor de panificadoras, confeitarias e restaurantes da América Latina. A empresa ganhou um lounge, ao lado da Ramalhos, com luminárias da Light + Design Exporlux. A montagem do espaço ficou por conta da Le Plus Eventos.

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