8 fatos sobre a iluminação do Allianz Parque

Publicado por em 7/11/2017 - 11h46

Finalizada em 2014, a reforma do antigo Palestra Itália deu nova cara e nome ao estádio do Palmeiras. O Allianz Parque, construído pela WTorre com projeto arquitetônico de Edo Rocha Arquitetos, foi o presente do centenário do clube aos torcedores. Dentro dos padrões FIFA, o estádio tem capacidade de receber 43 mil torcedores sentados, possui 160 camarotes, área de imprensa para mil profissionais, um restaurante panorâmico, estacionamento e um anfiteatro com capacidade para 12 mil pessoas. Além de eventos esportivos, o Allianz Parque é também um espaço perfeito para receber grandes shows na cidade de São Paulo. Abaixo, listamos alguns detalhes fundamentais do projeto de iluminação, que teve participação da Mingrone.

 

“As luminárias deveriam se resumir a um número muito reduzido de tipologia para atingir os melhores desempenhos, em termos de facilidade de reposição e consumo de energia, tendo em vista não apenas o LEED, como também os custos de operação e as manutenções futuras”, comenta
Antonio Carlos Mingrone

 

1. As áreas internas foram assinadas pela Mingrone Iluminação

Camarotes, vestiários, sala de imprensa e área de circulação levam a marca da Mingrone Iluminação, enquanto o projeto de iluminação do campo ficou a cargo da Osram, em conjunto com a Siteco, da Alemanha.

 

2. A Iluminação possui eficiência energética

“As luminárias deveriam se resumir a um número muito reduzido de tipologia para atingir os melhores desempenhos, em termos de facilidade de reposição e consumo de energia, tendo em vista não apenas o LEED, como também os custos de operação e as manutenções futuras”, comenta Antonio Carlos Mingrone, titular do nosso escritório e responsável pelas áreas internas do estádio.

 

3. A solução para o pé-direito alto é inovadora

Mingrone utilizou luminárias herméticas equipadas com fluorescentes tubulares T5 de 54W a 4000K, com grande facilidade de limpeza e alto rendimento, contradizendo as soluções habitualmente aplicadas em ambientes com pé-direito elevado. “Apesar do aspecto mais rústico do teto, paredes e piso de concreto, que compreendem a área de circulação interna, conseguimos criar uma atmosfera mais motivadora, o que foi muito gratificante para nós”, explica.

 

4. Os camarotes ganharam iluminação bela e funcional

A iluminação dos camarotes da construtora possui três recortes no forro de madeira, equipados com fluorescentes T5 de 28W a 3000K, proporcionando luz indireta. Já para realçar o mobiliário e permitir maior iluminância, foram aplicados embutidos redondos – com filtros alargadores de facho – equipados com dicroicas de 35W/36º também a 3000K. “Projetamos um padrão luminotécnico para os camarotes com foco em uma iluminação geral e uniforme, além da possibilidade de o contratante, em caso de necessidade, reformular integralmente os espaços”, diz.

 

5. Os vestiários são perfeitos para profissionais do esporte

Nos vestiários, são usadas luminárias de embutir para forro modulado, quadradas, com quatro lâmpadas fluorescentes tubulares T5 de 14W a 4000K, com difusor em acrílico translúcido, para iluminação geral.

 

6. A iluminação dos banheiros mescla temperaturas de cor quente e fria

Acima da pia, no teto, a solução ficou por conta de embutidos circulares com máscaras metálicas quadradas, equipadas com fluorescentes compactadas duplas de 26W a 3000K. Já no espaço onde ficam os chuveiros, a solução contou com luminárias retangulares, também no teto, com fluorescentes tubulares T5 de 28W a 4000K.

 

7. A iluminação é adequada para o setor de imprensa

Na sala de imprensa, foram aplicadas luminárias com refletores e aletas parabólicas, no teto, equipadas com fluorescentes tubulares T5 de 14W a 4000K, e também, luminárias com difusores de policarbonato de baixa luminância – com a mesma fonte de luz no forro modulado, para evitar qualquer tipo de ofuscamento.

 

8. A iluminação do campo segue padrão internacional

Realizada pela Osram, a iluminação do campo é a mesma aplicada nas principais arenas esportivas da Europa, como a Allianz Arena, de Munique, e o San Siro, de Milão. O gramado ganhou 274 projetores de IP 66 equipados com lâmpadas de multivapores metálicos de 2000W a 5000K e IRC 90. O nível de iluminância atingido no plano vertical foi de 2100 lux. O plano horizontal ficou com 2800 lux. O campo segue todos os requisitos da FIFA de uniformidade e boas condições para filmagem em HD.