Mingrone Iluminação: 30 anos de história e mais de 4.500 formas de iluminar o mundo 

Publicado por em 19/04/2023 - 5h41

Conforto visual, segurança, bem-estar, aconchego, relaxamento e valorização de espaços são apenas algumas das qualidades entregues no desenvolvimento de um bom projeto de luminotécnica. Desde seu surgimento em 1993, pelas mãos de Antonio Carlos Mingrone em sociedade com sua esposa Maria Cristina Zanni, a Mingrone Iluminação tem a missão de iluminar os projetos de seus clientes de maneira única, valorizando a arquitetura do local. A luz é projetada singularmente em cada espaço, revelando a beleza oculta das nuances dos ambientes, transformando atmosferas, entregando qualidade de vida e, ao mesmo tempo, gerando economia e promovendo a sustentabilidade. 

 

Com o passar dos anos, a Mingrone Iluminação consolidou-se como referência no mercado nacional e internacional devido a sua ousadia e exigência em entregar excelência usando a inovação, a criatividade e as tecnologias como ferramentas-chave na constituição de novas maneiras de iluminar.  

 

“Cada vez mais, a luz se caracteriza como elemento de importância fundamental para qualquer empreendimento”. Essa é a visão do fundador, Prof. A. C. Mingrone, que enfatiza: “sem a luminotécnica, o empreendimento não pode existir de maneira adequada aos tempos atuais pensando em sustentabilidade, bem-estar, conforto, satisfação psicológica e tudo o que envolve o bem viver do ser humano dentro das melhores condições em seu habitat”. 

 

Em seu portfólio, o escritório de luminotécnica possui aproximadamente 4.500 projetos desenvolvidos e cerca de 30 colaboradores. Ultrapassou as fronteiras nacionais, alcançando Moçambique com o projeto luminotécnico do aeroporto de Nacala e, no Uruguai, chegou para iluminar a experiência de compra dos clientes da maior rede de supermercado local: Tienda Inglesa. 

 

Tornou-se referência por uma trajetória marcada por grandes obras como o Estádio do Maracanã e o Allianz Parque, o aeroporto de Natal, o MASP, a Pinacoteca Estação, Museu Aleijadinho, Complexo Instituto Ohtake Cultural, o Shopping Iguatemi JK, o complexo do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, a Biblioteca Brasiliana da USP, além de inúmeros edifícios comerciais e residenciais de diferentes portes, escolas, hospitais, lojas, supermercados e mais de 40 estações do Metrô em São Paulo. 

 

Há 30 anos, os valores da empresa são irretocáveis. A Mingrone Iluminação foca na qualidade, no respeito aos clientes e parceiros, sempre com espírito de equipe e integridade. Além disso, reafirma o seu compromisso com a inovação e a sustentabilidade buscando sempre oferecer soluções eficientes e econômicas para os projetos desenvolvidos com a missão de iluminar o mundo com excelência e responsabilidade.  

 

O início 

 

A história da Mingrone Iluminação está intimamente ligada à de Antonio Carlos Mingrone.  

Em 21 de junho de 1977, recém-formado, Antonio Carlos Mingrone tornou-se professor-assistente das disciplinas de iluminação na FAU-USP e, em seguida, obteve mestrado e doutorado na mesma instituição. Alguns anos mais tarde, durante a gestão do governador Orestes Quércia, foi superintendente de projetos da Companhia De Desenvolvimento Habitacional Urbano e teve a oportunidade de contratar muitos escritórios de arquitetura para o desenvolvimento destes projetos, incluindo o arquiteto Oscar Niemeyer, que sabendo da sua experiência como professor de iluminação, o convidou para fazer o projeto de luminotécnica do Teatro de Araras.  

 

Este trabalho trouxe um grande impacto em sua carreira. A partir desse momento, Antonio Carlos Mingrone entendeu que já era oportuno abrir um pequeno escritório focado em iluminação. Assim, em sociedade com Maria Cristina Zanni, a Mingrone Iluminação foi criada em 1993.  

 

Sobre o Prof. A. C. Mingrone   

     

Antonio Carlos Mingrone é fundador e diretor de projetos da Mingrone Iluminação.  Engenheiro de formação, mestre e doutor pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP), lecionou a disciplina de iluminação por 38 anos e, com isso, teve a oportunidade de trabalhar ao lado do renomado arquiteto Oscar Niemeyer. Além disso, é sócio fundador da ASBAI – Associação Brasileira de Arquitetos de Iluminação. Membro do IALD – International Asssociation of Lighting Designers, e do IES – Illuminating Engineering Society of North America.