Quartos do Hospital Vila Nova Star com sistema de iluminação que simula a variação da luz do dia
Garantir o conforto e o bem-estar dos pacientes é uma das premissas dos projetos arquitetônico e luminotécnico do mais recente hospital da Rede D’Or, o Vila Nova Star – inaugurado em maio na cidade de São Paulo. Com a intenção de criar um espaço ainda mais humanizado, a iluminação dos quartos – assinada pelo escritório especializado em luminotécnica Mingrone Iluminação – ganhou uma proposta inovadora com um sistema que simula a variação de tonalidade da luz solar durante o dia, mantendo a regulação do ciclo circadiano.
A luz natural é uma das responsáveis pela regulação do nosso ritmo biológico. Os ritmos circadianos são mantidos em sincronia por algumas variáveis e a luz é um dos principais fatores. Quando elas possuem alta frequência e intensidade, promovem o estado de alerta, enquanto a falta desse estímulo sinaliza ao corpo para reduzir o gasto de energia e se preparar para o descanso.
Assim, ao simular padrões do ritmo circadiano em hospitais, onde os pacientes estão em ambientes internos o dia todo, a iluminação artificial pode suportar um ciclo de sono vigília saudável. O sistema consegue atingir essa eficiência alterando automaticamente o brilho e a tonalidade da luz ao longo do dia, refletindo as condições externas e possibilitando mais conforto ao paciente em tratamento. Confira as fotos abaixo.