Visual Merchandising e Iluminação foram tema do Backstage do Varejo

Publicado por em 26/09/2018 - 5h51

O dia, hoje, foi pautado pelo Visual Merchandising e Iluminação. O nosso titular, Antonio Carlos Mingrone, foi o primeiro palestrante do 27ª edição do Backstage do Varejo (como contamos aqui), que teve a sua abertura feita por Akira Nagata, presidente da ABIESV (Associação Brasileira Da Indústria de Equipamentos e Serviços para o Varejo).

Na palestra intitulada Como a luz vem transformando os espaços de venda”, o professor Mingrone abordou a importância de um projeto de luminotécnica dentro do universo do varejo. Ele trouxe premissas que norteiam os projetos da Mingrone Iluminação. A primeira delas é pensar em um projeto de luminotécnica com Foco no Cliente, isto é, a preocupação em criar uma atmosfera confortável e de bem-estar, que estimule a compra, valorize produtos (sem ofuscar o cliente), mantenha uma fidelidade de reprodução de cor e atenue eventuais imperfeições (uma ótima solução para provadores, por exemplo). A segunda é a flexibilidade, que significa a criação de diversas ambiências capazes de ressaltar os produtos, convidar e manter o cliente na loja e criar uma atmosfera agradável e confortável. Já a terceira é a sustentabilidade, ou seja, criar mecanismos para a economia energética e de manutenção, investindo na tecnologia LED, sistemas de automação e a sensores que conciliem a necessidade de luz artificial.

Mingrone também tratou de algumas tendências em projetos de arquitetura e iluminação, como a busca da redução de custos, a criação de experiências de compras cada vez mais impactantes e a maior interação com os clientes.

A apresentação do professor Mingrone foi seguida de uma mesa redonda com Carolina dos Santos Rodrigues de Melo, responsável pelo setor de Visual Merchandising junto ao Departamento de Franchising da Morena Rosa; Milton Bueno, gerente de Visual Merchandising da Alô Bebê; Rogério Pacheco da Cunha Cruzatto, gerente de Visual Merchandising do Conceito & Store Design do Grupo de Lojas Marisa; e Ariane Cristine Diniz, gerente geral de Visual Merchandising do Grupo Riachuelo. A mediação foi feita por Sonia Paloschi.

Os palestrantes internacionais tomaram o palco na sequência. A primeira foi Marjorie Lee, professora de VM do Lim Institute em Nova Iorque, formada pela Universidade do Texas e pelo FIT (Fashion Institute of Technology), com o tema “A Influência da Arte & Fashion no Visual Merchandising”.

O americano Eric Feigenbaum, conselheiro editorial e diretor da New York Magazine, diretor de Workshops da WindowsWear, e presidente da Associação de Visual Merchandisiers, trouxe o tema “O design é o desejo”. A discussão sobre a experiência de compra e a conveniência das lojas no século 21 arremataram a manhã de palestras.